top of page
Buscar

“Bem-vindos ao mundo real. É uma droga. Você vai amar!”

  • Foto do escritor: Portal Artpop
    Portal Artpop
  • 4 de set. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2019

Seis amigos enfrentando todos os amores e desafios da vida. A série Friends comemora 25 anos de estreia na melhor forma possível.

ree
A série Friends comemorou 25 anos de estreia em 2019. / Créditos: Divulgação Warner

Por: Natália Beatriz e Daniela Bazi


Que atire a primeira pedra quem nunca escutou a palavra “Friends” junto a indicação para assistir a série. Interpretada por Courtney Cox, Matthew Perry, Jennifer Aniston, David Schwimmer, Lisa Kudrow e Matt LeBlanc, a série sitcom criada nos EUA por David Crane e Marta Kauffman, no ano de 1994, já ganhou seis Prêmios Emmy e um Globo de Ouro. Em 2019, completando 25 anos de estreia, os fãs do seriado ao redor do mundo estão comemorando de diversas maneiras possíveis.

Com uma pegada jovem, os amigos conseguiram atravessar as fronteiras. No Brasil, como uma das formas para comemorar o aniversário de Friends, salas de cinema exibiram 12 episódios do seriado de comédia durante os dias 14, 15 e 16 de outubro. Os episódios escolhidos foram “Piloto”; “Aquele do Blecaute”; “Aquele do Nascimento” e “Aquele em que Ross descobre”. Em seguida, “Aquele com o Vídeo de Formatura”; “Aquele em que Ninguém Está Pronto”, “Aquele da Manhã Seguinte”, “Aquele dos Embriões”; “Aquele do Chandler na Caixa”; “Aquele do Casamento do Ross parte 1”; “Aquele em que Todos Descobrem” e “Aquele em que Ross Fica Doidão”.


A estudante de produção editorial Mariane Parra, de 18 anos, é uma dos milhares fãs da série. Mariane conheceu Friends através de amigos, há seis anos atrás, e disse que antes de assistir tinha um leve “preconceito” por ser uma série mais velha, não ser um lançamento e todos assistirem, mas quando começou a assistir conseguiu terminar todas as temporadas muito rápido.


Como uma grande fã, Mariane teve a oportunidade de conferir duas vezes a exposição feita pela Casa Warner, em São Paulo, em comemoração ao aniversário da série. Ela adorou a experiência, mas deixou algumas críticas para uma próxima exposição. “Foi uma experiência muito boa, em termos de cenários e peças bem parecidas com as da série. Porém, como eu já imaginava, mostrava as cenas que eu sabia de cor. Eu estava esperando umas curiosidades a mais. Eu fui pensando que seria uma exposição mais informativa e acabou sendo mais interativa para fotos. Foi muito divertido, eu só gostaria que tivesse um pouquinho mais de informações que eu gostaria de mostrar para o meu namorado que é iniciante na série. Como por exemplo a evolução do cabelo da Rachel, a influência que foi para os anos 90. Ou coisas que eu não sabia, eu queria ter me surpreendido um pouco mais. Acabei ficando com uma ‘boa’ exposição, sim, de interação e fotografia, porém eu não fui surpreendida por informações novas.”


ree
Mariane também influenciou o namorado a assistir sua série do coração / Créditos: Arquivo Pessoal

Críticos ao redor do mundo dizem que a série é de fato muito cativante, principalmente pela forma simples e real do cotidiano de jovens que estão descobrindo o mundo, e esse seria o motivo de tanto sucesso.


Silvia Elias, diretora de conteúdo local dos canais de entretenimento geral da Turner, em entrevista ao portal Meio & Mensagem, descreve a série como fundamental quando falado de sua importância para a Warner. Comentando sobre os números comerciais, Silvia diz “É nossa série de maior sucesso e também da Netflix. Se não fosse, eles não pagariam todos esses milhões, para renovar a cada ano”. De acordo com dados da revista The Hollywood Reporter, a WarnerMedia chegou a pagar 425 milhões de dólares para ficar com os direitos da série por cinco anos.


A comercialização de produtos licenciados com temática da sitcom também aumentou com o passar dos anos segundo Silvia. “Antes, existia um público geek consumidor de colecionáveis. De dez anos para cá, a forma desse consumo começou a mudar, passamos a notar os adultos comprando roupa e bens de consumo licenciados. O licenciamento de Friends começou com roupas e homeware, mas só com uma foto. Hoje temos mais categorias com alguma frase divertida e algo que o público fã imediatamente reconhece”.

ree
Box edição de colecionador vendido na Amazon. / Créditos: Amazon Prime

Com esse grande reconhecimento, muitos fãs conseguem cometer algumas loucuras pela série. Um ótimo exemplo é o caso de um empresário da China, chamado Du Xin, que deixou sua vida similar a do personagem Gunther, dono do Central Perk, e que era apaixonado por Rachel, interpretada pela atriz Jennifer Aniston. Além de mudar seu nome para Gunther, em homenagem ao personagem interpretado pelo ator James Michael Tyler, o empresário chama sua esposa de Rachel, colocou o nome do filho do casal de Joey e também abriu uma réplica do restaurante Central Perk na cidade de Pequim, com direito a um gato igual ao Smelly Cat.


ree
Central Perk é o principal lugar de encontro dos personagens principais na série / Crédito: Reprodução

O sucesso da série é tão grande que consegue se introduzir dentro das famílias. Os irmãos Juliana e Thiago Romualdo, de 20 e 17 anos respectivamente, são um ótimo exemplo disso. Juliana, que teve o interesse pela série despertado através das redes sociais, conseguiu influenciar o irmão a também assistir. Hoje, ambos são grandes fãs e compartilham até o mesmo personagem favorito, o Chandler. Enquanto Thiago diz que não tem um motivo específico para gostar dele, Juliana fala que ele e a personagem Mônica são a representação perfeita de seus estados de espírito “Ser brava e fazer piadas quando se está nervosa ou sem saber o que fazer são as características deles que mais me identifico e amo, por isso são meus favoritos.”. Juliana e Thiago também comentam que conseguem se identificar bastante com o icônico casal de irmãos da série, Ross e Mônica. “A gente se identifica bastante, principalmente quando tem as briguinhas deles e eles ficam se provocando, ou nas 'pagações' de mico”.


ree
Juliana e Thiago falam que a maior lição que aprenderam com a série é viver a vida intensamente / Créditos: Arquivo Pessoal

Thiago também compareceu a exposição da casa Warner. O jovem disse que foi com amigos e se divertiu muito, mas mesmo pensando que teriam mais coisas, a experiência valeu a pena e rendeu boas fotos. Juliana não pode acompanhar o irmão na exposição, mas obviamente não foi esquecida. Em uma forma de compensar a irmã e animá-la por não ter ido, Thiago comprou um copo vendido na casa Warner de presente. “Foi muito fofo da parte dele. É um irmão incrível.”, comentou Juliana


ree
A exposição de Friends na Casa Warner teve seus ingressos esgotados em poucos minutos / Créditos: Arquivo Pessoal

Mesmo depois de 15 anos do fim da série, os fãs continuam apaixonados pela sitcom e acompanhando todos os atores. Em rumores recentes, diversos portais publicaram que supostamente haverá um novo projeto paralelo com os personagens originais de Friends. Enquanto a confirmação não vem, fica a expectativa e continuarmos a reprisar todas as 10 temporadas já existentes.



 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Artpop convida: KatyCat

Soltamos uma pergunta nas redes sociais: "Qual maior loucura que você já fez pelo seu ídolo?". A pessoa com a melhor resposta foi...

 
 
 

Comments


Formulário de Assinatura

  • facebook
  • twitter
  • instagram

©2019 por ARTPOP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page