Crônica: Música pop Latina - Ascensão por si só ou pela mistura?
- Portal Artpop
- 25 de nov. de 2019
- 2 min de leitura

Por: Redação
Um dia estávamos estudando na sala da cada de um dos integrantes ouvindo músicas no rádio e nos deparamos uma mudança no perfil das músicas. Das dez primeiras músicas, quatro foram do estilo pop latino. Sabemos que o mundo vive muitas transformações, na vida, nos filmes e principalmente na música. Se tratando desse tema, nos vemos diante de uma possível ruptura: é a primeira vez que a música pop latina tem conseguido um espaço dentro do imenso universo de produções do mercado mundial.
Não é à toa que quando ligamos o rádio, ouvimos cada vez mais esse estilo musical.
A música pop latina como vemos hoje ainda é um bebê. Nasceu por volta da década de 1970, no Panamá, e só conseguiu uma popularização com as pessoas que falam espanhol em 1980. Dezesseis anos depois, em 1996, a música “Macarena”, de Los Del Rio, conseguiu um sucesso mundial, e depois, em 2004 veio “Gasolina” de Daddy Yankee. Apesar disso, o que pareceu ser uma porta de entrada da música latina no mundo “parou no tempo” e voltou a ter sucesso em 2017, com “Despacito” de Luis Fonsi, com a participação de Daddy Yankee, levando também uma versão com o cantor Justin Bieber. Talvez a presença de um cantor muito conhecido era o que faltava para alavancar e colocar os latinos no top a lista das músicas do momento.
Hoje em dia, a diversidade de cantores latinos com um público enorme é grande e muito maior que 10 ou até 5 anos atrás. De Elettra Lamborghini à Anitta, passando por Shakira e Jlo. Além do crescimento, podemos acompanhar cada vez mais colaborações entre artistas norte-americanos e latino-americanos, como Beyonce e J Balvin; Camilla Cabelo e Shawn Mendes entre outros.

Tudo isso nos faz refletir: é a música latino americana que cresce e vem tendo maior aceitação, a influência dos grandes cantores ou a mistura dos dois o responsável pelo grande sucesso da música latina? Mas uma coisa é certa, o público tem cada vez mais se apaixonado pelo ritmo mais caliente.
Kommentare