top of page
Buscar

Caso Sulli: entenda o que aconteceu

  • Foto do escritor: Portal Artpop
    Portal Artpop
  • 25 de nov. de 2019
  • 4 min de leitura

Atualizado: 28 de nov. de 2019

Após diversos ataques online, Sulli, ex-membro do grupo f(x) tira sua própria vida

ree
Sulli tinha apenas 25 anos. / Créditos: Reprodução Instagram

Por: Daniela Bazi

Durante a madrugada do dia 14 de outubro, saiu a notícia do falecimento da atriz e ex-membro do grupo f(x) Sulli, de 25 anos, por suposto suicídio. De acordo com a polícia de Seognam Sujeong, o empresário de Sulli a encontrou morta em sua casa às 3h21, horário da Coreia do Sul. O mesmo relatou à polícia que seu último contato com a idol foi às 18h30 do dia anterior, e não ouviu falar dela desde então. Quando foi procurá-la já a encontrou sem vida.


Sulli sofria de uma severa depressão a um bom tempo, e era alvo frequente de comentários de ódio. Um dos motivos de sua saída do grupo f(x), da SM Entretainment, em 2015, foi para cuidar de sua saúde mental. A polícia relatou também que foi encontrado uma nota manuscrita na casa de Sulli. A nota foi descrita não como uma carta de suicídio ou uma anotação no diário, mas como uma anotação que expressava seus sentimentos. Foi declarado também que o conteúdo da nota não será divulgado em respeito a situação.


Durante uma passagem pelo reality “Jinri Store”, Sulli disse:

“Tenho transtorno de pânico desde jovem. Houve momentos em que pessoas próximas me deixaram. As pessoas me machucavam, então tudo desmoronou. Eu não sentia que tinha alguém do meu lado. Ou alguém que pudesse me entender, e por isso desmoronei completamente.”.

Em uma live feita em seu instagram, a cantora também desabafou “Eu não sou uma má pessoa. Porque estão falando mal de mim? Me diga uma coisa que eu fiz para merecer esse tratamento.”. Apesar disso, muitos ficaram surpresos com o suicídio de Sulli, pois até o dia anterior de seu falecimento ela seguia normalmente com seus compromissos, e continuava ativa em suas redes sociais.


No mesmo dia, algumas horas depois da notícia de seu falecimento ser divulgado na mídia, a SM Entretainment publicou o seguinte comunicado:

“Aqui é a SM Entretainment. Nós sentimos muito em dizer a todos a triste e dolorosa notícia. Sulli nos deixou. Não podemos acreditar na situação e estamos simplesmente em estado de tristeza. Por favor, evitem de espalhar artigos especulativos ou rumores em respeito à família que está devastada devido a repentina tragédia. Nós expressamos nossas profundas condolências a Sulli, que seguiu o seu caminho final.”.

Portais coreanos já revelaram que Sulli pedia constantemente por ajuda da SM para tomar medidas necessárias contra os comentários de ódio que recebia, mas não obteve suporte.


Muitos idols se comoveram com a situação e publicaram suas homenagens a Sulli em suas redes sociais. Alguns inclusive desmarcaram ou adiaram seus compromissos como uma forma de respeito ao acontecimento.


O ator Ahn Jae Hyun era amigo próximo de Sulli e se pronunciou no instagram com o seguinte post: “Não pode ser, não pode ser… certo? A internet… os artigos são tão estranhos, não são? Eu não tenho noção da realidade agora… Estou estranho porque estou tomando muitos medicamentos, certo? Eu sou o estranho…”. A atriz Goo Hye Sun também expressou suas condolências no instagram dizendo “Baby Sulli. Descanse bem. Eu te amo.”.


Outros grupos e idols como: Aron e Baekho do NU’EST, o girlgroup Cosmic Girls, Taeyon do Girls Generation, o boygroup Monsta X, o também boygroup N.Flying, Donghae do SuperJunior, o próprio grupo SuperJunior e o Hyunsik do BTOB cancelaram e adiaram suas presenças em eventos e coletivas de imprensa, assim como também adiaram o lançamento de seus conteúdos.


A ex companheira de grupo de Sulli, Amber, também anunciou em seu twitter que estaria remarcando todas as suas próximas atividades devido aos recentes acontecimentos, e agradeceu pelos pensamentos positivos dos fãs.


Diversos fãs ao redor do mundo publicaram seus sentimentos a Sulli nas redes sociais. “A Sulli foi uma mulher incrível que lutava pelas mulheres coreanas e fazia o que queria, e hoje, perdemos ela. Sinto muito pelos amigos e familiares. Descanse em paz Sulli”; “Durante sua vida, Sulli recebeu tantos comentários de hate que é doentio. Foi o suficiente para ela, e agora eu espero que ela esteja mais feliz do que nunca. Nós te amamos Sulli”. Ao mesmo tempo, a discussão sobre a saúde mental no kpop também voltou a tona e muitos expressaram suas críticas. “Vocês só ligam para saúde mental, especialmente dos idols, quando coisas como essa acontecem. Tirando isso, daqui a uma semana vocês vão continuar e voltar para a sua rotina tóxica de mandar ódio.”


Seu funeral foi privado para amigos próximos e família. Fontes próximas afirmam que todas as ex-integrantes do f(x) estiveram presentes em todo momento, assim como a cantora IU.


Após a sua morte, nove membros da Assembleia Nacional Coreana também fizeram uma proposta de criação de lei, que se chamaria “Sulli Act”, ou “Ato Sulli”, em livre tradução. A intenção da lei é punir de forma mais severa pessoas que postam comentários de ódio ou maliciosos de forma anônima na internet.


“Meu nome é Sulli. Sul significa neve e Li significa flor de pêra. Então, eu provavelmente vou renascer como uma flor que é pequena, mas forte e cheia de vitalidade.” - Sulli
 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Artpop convida: KatyCat

Soltamos uma pergunta nas redes sociais: "Qual maior loucura que você já fez pelo seu ídolo?". A pessoa com a melhor resposta foi...

 
 
 

Comments


Formulário de Assinatura

  • facebook
  • twitter
  • instagram

©2019 por ARTPOP. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page